Que carro comprar? Golf, Ecosport, Fit …

O consumidor brasileiro é bizarro. Em primeiro lugar, o que importa na aquisição do carro é o preço. Cidadão tem 50 mil pra investir num automóvel e fica na dúvida entre um EcoSport, um Fit, uma Meriva e um Golf.

Difícil imaginar carros com propostas mais distintas do que esses quatro, com apenas uma coisa em comum: custam menos de 50 mil. O resultado disso é a família apertada e levando menos bagagem do que gostaria, ou o consumo excessivo de combustível, ou alguma outra ocorrência que deixe bem claro a inadequção daquele carro para aquele uso.

O consumidor brasileiro médio não pensa no uso que fará do carro: roda sozinho na cidade, mas, como está ganhando bem, manda um Fusion V6. Ou aboleta o carro de tralhas do filho recém-nascido e opta por um Astra hatch ou ainda uma 207 SW, que é perua só no nome, com aquele porta-malas exíguo de 313 litros.

Além de não se preocupar com o uso que fará do carro, o consumidor brasileiro médio também não se preocupa com os custos envolvidos na posse de um carro.

Está longe de ser só a compra: o possante precisa ser abastecido, revisado, os pneus trocados. Acho válido a Quatro Rodas fazer, como foi a capa da edição de janeiro, um comparativo entre os hatches médios avisando que é possível ter um deles por pouco mais que um compacto premium.

Aí o cidadão manda uma carta pra revista agradecendo, pois ao invés de comprar um compacto, ele levou pra casa um Astra. Espero, de verdade, que ele tenha considerado nessa conta o valor do seguro do Astra, que é bem salgado, os abastecimentos mais frequentes, e mesmo a troca de pneus, que são bem carinhos com aro 16″.

O sujeito não pensa em nada disso e o resultado é, em pouco tempo, um carro comprometido pelo abastecimento com combustível adulterado (mais barato), rodando sem seguro, e com pneus aro 16″ remold, e aí o cidadão anda a 20 km/h na chuva pois qualquer coisa acima disso o carro dele aquaplana.

E isso sem contar o outro sujeito que escreveu para a mesma revista elogiando o comparativo e dizendo que, “na vida real dele”, ele levou o Vectra para casa (que, com justiça, ficou em último na comparação da Quatro Rodas).

A revista desce a lenha no carro dele e ele escreve elogiando? Hein? Perdi alguma coisa? Ou como acontece muito aqui no M4R, o motorista compra um carro e DEPOIS vai pesquisar o que a imprensa acha dele.

Aí descobre o blog, descobre que descemos a lenha no carro novo dele, e aí o cara escreve um comentário todo ofendido. Putz, era só ter pesquisado ANTES, não é assim que deveríamos fazer?

A melhora recente na economia deu a milhares de brasileiros a oportunidade de comprar o primeiro carro. Não dá pra falar nada de quem está começando.

Mas gente que passou dessa fase não tem mais desculpa para cair nestes contos do vigário extremamente simples. Comprar um carro é uma decisão complexa e que envolve muitos outros fatores além do simples preço de compra e preço de revenda.

Quando outros itens como manutenção, postura da empresa e prazer ao dirigir forem tão considerados quanto o preço, aí sim teremos amadurecido.

Fonte: M4R

Anúncios

2 Responses to Que carro comprar? Golf, Ecosport, Fit …

  1. JuniorMatos says:

    Gostaria de te convidar para partipar de uma rede de conteúdo, caso tenha interesse me adiciona no msn smatosjr@gmail.com ou me manda um email. Abs, Matos.

  2. Leo says:

    Colega, gostei da matéria! Mas me diga, você sabe me dizer o nome desse carro preto em baixo do Azureus e ao lado da Ferrari? Eu procurei na internet, e não encontrei… achei que era um Silva GT3, mas não é…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: