IMPORTANTE: VW pode ser obrigada a fazer recall em 1 milhão de carros por causa de risco de explosão do motor 1.0l e 1.6l em GOL, Voyage e Fox

 vw-gol-hatch-y-sedan1

A Volkswagen que já mostrou desrespeito com o consumidor no caso do Fox (e seus donos que perdiam parte do dedo) pode estar envolvida em um novo escândalo. A empresa pode estar perto de ser obrigada a fazer o maior e mais caro recall da história do setor automobilístico do Brasil.

Apesar de ela negar a necessidade, é cada vez maior o número de reclamações de donos de Gol, Voyage e Fox. A falha estaria no tratamento térmico de componentes dos motores 1.0l e 1.6l produzidos desde 2008. O problema é tão sério que o carro pode chegar a explodir.

Segundo a revista Exame, que levantou o problema, inclusive já haveria alguns casos de motores que explodiram por causa do problema. A fabricante teria feita a substituição do motor sem custos ao dono, para tentar minimizar a situação.

A Agência Estado entrevistou o gerente executivo da VW, João Alvarez Filho, e ele teria afirmado que um problema “misterioso” estaria ocorrendo no motor 1.0l flex, o EA-111, que equipa Gol, Voyage e Fox. Porém, ele descartou a necessidade iminente de recall, já que o problema não estaria afetando a segurança do carro.

CERCA DE 300 CASOS RELATADOS

Ainda segundo a publicação, a VW já teria conhecimento de 300 casos. Alguns proprietários teriam relatado que o problema surge após barulho no motor e a redução do nível de óleo.

CASO VOCÊ SEJA PROPRIETÁRIO DE UM CARRO COM PROBLEMA ESCREVA PARA NÓS. VAMOS JUNTAR O MAIOR NÚMERO DE RECLAMAÇÕES E LEVAR AO CONHECIMENTO DA VW: blogcarro@gmail.com

44 Responses to IMPORTANTE: VW pode ser obrigada a fazer recall em 1 milhão de carros por causa de risco de explosão do motor 1.0l e 1.6l em GOL, Voyage e Fox

  1. Adilson says:

    O importante nesta hora é descobrir primeiro o defeito, e depois o que o causa…

    se for nescessario um Recall e a montadora arcar com todos os custos, ótimo, ruim seria se ela não liga-se para o problema e PIOR, afirma-se que tal não existia.

    outras já tiveram problemas MUITO PIORES e ninguém “desceu a lenha.”
    acho engraçado qdo falam dos defeitos da VW e ficam HORRORIZADOS com eles. a mecanica 1.6 e a 1.0 utilizadas na nova geração são basicamente as mesmas de outros carros da marca (a 1.0 ainda pior, pois é praticamente a mesma desde 1997), e não apresentaram grandes problemas, se estes estão aparecendo agora, no minimo a culpa deve ser de algum fornecedor da montadora que errou na fabricação de algumas peças, ou do controle de qualidade, que, cá entre nós, está na hora de ser renovado lá pelos lados da VW.

  2. blogcarro says:

    Adilson, todos os problemas, sejam eles de qualquer fabricante, devem ser avisados o quanto antes aos proprietários desses automóveis. É o que esperamos que a Volkswagen faça caso alguma irregularidade seja descoberta.
    Infelizmente, a prática aqui no Brasil sem excessão tem sido a de deixar as reclamações tomarem volume para depois expor as falhas. Foi o que a Volkswagen fez no caso do Fox. Por causa disso pelo menos seis pessoas perderam parte do dedo.
    Vale lembrar que mesmo que o problema tenha surgido em um fornecedor a responsabilidade é da fabricante que vende os casos.

    • fabio says:

      tenho tbm um gol g5 e tbm estou com o mesmo problema na traca de oleo com o oleo 5W40 agora meu carro ta com o mesmo problema dos comentario dos demais.batendo tuchos hoje eu tenho que corre contra o tempo atras de solução se alguem ai pode me da alguma orientação eu agradeço meu email fabio.l2.r@hotmail.com

  3. Edson Rezende says:

    Sou mais um proprietário, Gol 1.6 Power Novo, apresentando problemas, como por exepmplo Batendo Tuchos, e Motor fazendo barulho. Exemplo: Batendo Biela. Já levei esse caso a Concessionária, com penas 11000 km, fui obrigado a fazer trocas com o Para-brisa, e sempre me falam para esperar mais um tempo, se tratando dos diferentes barulhos do motor.

  4. marcio Jannuzzi says:

    Gol motor 1.6 modelo novo trava comando de valvula e arrebenta correia dentada com 28.500Km em decorrencia de falta de lubrificação no cabeçote Concessionária fala que Volks precisa de 30 dias para avaliar o assunto mais um absurdo

  5. Fábio says:

    Gostaria de saber de vcs se o caro de vcs apresenta o mesmo problema tenho um voyage 1.6 confortline 2009 com apenas 9000 km e apresenta alguns barulhos no motor quando este ainda está frio alguem teve o mesmo problema?

    • JEANE says:

      Fabio, meu marido também comprou um Voyage 1.6 Confortline 2009 modelo 2010. Somos de Taubaté, interior de São Paulo e também percebemos um barulhão que vem do motor. Ele levou na concessionária da volks aqui da cidade e eles disseram que é um barulho normal em gol e voyage. Sinceramente, não acredito muito nisso pq tenho um fiesta modela antigo 1997 e ele não tem nenhum barulho. Agora, vc compra um carro e faz uma pequena viagem e tem ligar o cd para não se pertubar com o barulho!! É demais né!!!

  6. Sérgio says:

    comprei um voyage 1.0 dia 26/07/2010, rodei aproximadamente 300km em Sorocaba é senti que o motor estava batendo, mas achei que era normal e decidi fazer uma viagem para estrear o carro fui para Campos do Jordão dia 06/08/2010 dia dos Pais e tive uma decepção. O motor continuou batendo, mas não quis estragar o meu passeio e continuei rodando, hoje segunda feira 09/08/10 procurei a concessionatia e feito os teste disseram que teria que trocar o motor. Agora pergunto um Voyage 2011 com 15 dias de uso e 700km fundindo o motor em uma pequena viagem, vou tentar trocar o carro, não vou aceitar uma simples troca do motor, afinal paguei 35.000,00 no carro e se tiver que gastar com um advogado, vou querer meu dinheiro de volta.

  7. Débora says:

    Comprei um voyage 2009/2010 , a 10 dias fiz a primeira revisão com 9.000km, ate então tudo em ordem,.
    Feita a revisão o carro retornou com barulhos estranhos, pinos batendo um horror, voltei a concessionaria.
    E para minha surpresa ; será necessaria a troca do motor, pois infelizmente estou na bendita leva dos motores com defeito.
    Agora qto tempo terei que ficar sem carro, pois estamos proximos as festas,,,,,…. diga-se de passagem a melhor epoca para ficar sem carro.
    Agora o melhor da historia, liguei para solicitar um carro reserva, eis qual a minha surpresa; só temos liberado o tal carro reserva se eu tivesse ido guinchada para a concessionaria com pane total, como fui com o carro em movimento não posso solicitar o veiculo reserva…
    Simplesmente um absurdo, estou decepcionada.

  8. Jane Gláucia says:

    Infelizmente comprei um Voyage 1.6 confortiline em janeiro de 2010,realizei a primeira revisão em dezembro de 2010, e no mês de março de 2011 o carro começou a apresentar problemas: primeiro curto na bateria segundo a concessionária, com a troca da mesma; na semana seguinte ao desligar o carro na garragem tive a sensação que o carro iria EXPLODIR, tamanho o barulho na frente do carro.

    Resultado guincho para a concessionária e vw nunca mais!!!
    Que decepção, parecia um bom carro pelo espaço e a direção.
    Agora é tentar não perder muito e vendê-lo com 19 mil Km rodados e mta, mta DECEPÇÃO com a VW;
    Não aceito nem um 0 KM da vw, queria ter credibilidade e acreditação na empresa…

  9. Lucia says:

    Hoje, 14/03/2012, tive a grata e imensa alegria de descobrir que meu FOX 2009/2010, comprado com 5mil Km esta com a mesma enfermidade de todos VW… terei que refazer o motor…e a concessonaria alega que por eu ter comprado de 3º, e por este não ter feito revisoes, ela nada tem a ver com isso… ( recall publicado em 2009), quer dizer então que fabricar carros com defeito pode….mas se outro vender acaba a culpa…… isto é um aabsurdoooooooooooooooooooooo. E temos que engolir. o que fazer…………

  10. Marcio says:

    Bom dia a todos. Sou proprietario de um Voyage 1.0 2009/2010 com 26000km. Simplesmente do nada o carro começou a fazer barulho de bater as valvulas (batendo valvula).Sou muito cuidadoso com o carro, sempre faço revisões e trocas de peças antes do desgaste.Utilizou produtos recomendados e originais. E o carro agora esta com este sintoma.Como sou 2º dono e foi realizada apenas a 1ª revisão, terei que arcar com o prejuízo. Acredito que há um serio problema no projeto ou peça de um determinado fornecedor da Volkswagen e que foi liberado este lote para produção e agora vem ocorrendo este problema com diversos clientes e a Volkswagen do Brasil não admite o problema. Coloco meu carro a disposição da Volkswagen para qualquer tipo de análise. Tenho certeza que o problema não será do usuário e sim da qualidade do produto oferecido ao publico. Sempre fui fiel a marca, mas depois disso não mais voltarei a ter um carro Volkswagen. Faço votos que as montadores Japonesas crescam aqui no país e suas vendas mostrem o que é qualidade em fabricar um automóvel. Lembro sempre de um ditado, “um cliente satisfeito trás 10 potenciais clientes, um cliente insatisfeito afasta 100 possíveis clientes”. At Marcio

  11. Sergio Nogueira Paes Barreto says:

    sou proprietario de um voyage 1.6 ano 2009/2010, o mesmo apresentou defeito no cabeçote do motor furou passando agua para dentro do motor e riscou todo o comando de valvulas, acarretando um enorme prejuizo, e como não fiz todas as revisoes na concessionaria me informaram que tinha perdido a garantia, volkswagen nunca mais.

  12. Pablo Jose Melatti says:

    Bom dia, sou proprietario de um Fox 1.0 2009/2010, e faz uns 3 meses que esta com uma falhação, no inicio era somente quanto ficava em lenta, agora esta falhando todo tempo, ja fiz limpeza de bico, troquei cabos e as velas, bomba de combustivel, ou seja, ja fiz de tudo e nada, e para piorar anda-se com o mesmo ele coloca-se os aparelhos e não mostra nada de defeito e continua falhando, o que posso fazer?

  13. alvaro beck says:

    entrei no google procurando sobre “troca correia dentada gol 1.6”, e estou lendo sobre o gol a uns 45 min. já li de tudo, barulhos, motores explodindo, comparações com outros “populares”. mas ando com um gol 1.6 power (peguei zero), a 1 ano, já esta com 56mil Km. Até os 50mil Km, revisões a cada 10mil na concessionária, rodizio pneus, troca de óleo/filtro. acabou a garantia (pena) e o gol tem hj um barulho de válvulas,qdo anda só a gasolina, porque se botar 10% ou + de alcoól, acaba e isto vem desde zero Km. Barulhos nas portas e só. Faço regularmente 760 a 770 Km com um tanque (100% gasolina), média geral 14,5 Km. Para fazer tal economia só Uno, Celta, resumindo os 1.0 (mas se arrastando comparados ao 1.6 VW), e os Franceses 1.6. Pneus originais ainda sem alcançar marcação de troca, mas já fazendo ser necessário sua troca na chuva. Nesta faixa de preço, 35mil a 40mil, comprem um importado e vamos esperar pra ver sua depreciação e manutenção, qdo alcançar 3 a 5 anos. Lógico……….um gol sempre será um Gol, como o Uno, Celta, Fiesta, etc… mas falar tão mau do Gol ou VW é e sempre será de caráter pessoal. Como oque a Fiat causou e paga até hoje nos brasileiros com seus: Marea, Brava, 147, Premio, Tempra e seus motores 2.2 20V……….meu Deus ( nada contra Fiat, pois hoje tenho também um Stilo 1.8, motor GM ). De nossas “carroças” que são mesmo inferiores aos carros básicos lá fora, é fato, acho que a VW mantém a mesma linha de raciocínio, manutenção OK, preço OK, pós vendas OK, preço de revenda OK. Então 30 anos de Gol p.o.n.t.o.

  14. Marcos Aurelio says:

    Bom dia, sou mais um proprietário do Voyage 1.0 flex ano 2009/2010 que acabou de receber a noticia do mecânico de que houve uma falha na bomba de agua gerando travamento do motor, bom agora que acabou a garantia, o que posso fazer, apenas lamentar?

  15. Maria says:

    Estou pesquisando para comprar um Voyage 1.6 mas, com esta pesquisa não vou mais comprar.

  16. Ontem fui ver um gol power 1.6 2009 único dono com 66.000 km rodados, esta com 4 pneus novos aro 15, lindo carro, super conservado, mas minha única preocupação é em relação a esse motor, será que pode acontecer algum problema ? É um carro usado, ou seja, não tem mais garantia, mas eu adorei o modelo do carro, tenho um gol bola 1997 1.8, acho o carro excelente, e hoje tenho o dinheiro para comprar esse gol power geração 5, mas com essas reclamações dos motores me deixaram um pouco com dúvida. Telefonei para um mecânico amigo, e ele disse para eu pegar o número do chassis desse gol e pesquisar na Volks para saber se esse gol entrou no recall do motor daquela época, e caso não esteja nesse grupo dos recalls, que eu poderia comprar, pois esse motor não teve problemas de fabricação, será isso mesmo ? Nossa !!! dúvida cruel agora, o carro esta lindo, um bom preço, compro ou não compro ???

  17. Carlos Eduardo says:

    boa tarde, sou proprietario do fox 2010/2011,depois da troca de óleo começou um barulho em baixo do motor tipo batendo em algo, levei para o mecanico ele falou, que poderia ser biéla, bronzina e mancais um detalhe o carro só tem 57000km e nunca atrazei a troca de óleo. que carro é esse que temos,mais uma vez ,a falta de respeito por partes dos fabricantes quem paga? somos nós.

    • Vitor Luiz Cerqueira says:

      Ola Carlos Bom Dia,
      Tenho um fox o mesmo ano e parece que esta com o barulho semelhante ao seu ….
      Gostaria de saber oque voçe fez para resolver este barulho amigo .. Teria como me ajudar pois não sei oque faço …
      Estava querendo trocar as bronzinas sera que resolve ?

      Obrigado

  18. CASSIUS says:

    Boa noite.Sou proprietário de um voyage comfortline 1.6.Tive que trocar o motor do carro com 25.000km.Hoje o carro tem 38.000km e estou com problemas no modulo central do carro.Que carros são esses que a vw está fabricando?Nunca mais compro carro da vw.

  19. iracema says:

    Boa noite , sou proprietaria de um VW FOX 2009/2010, estou ficando descepcionada pois começou a apresentar certos problemas como; nivel de oleo, falha o motor chegando a morrer o motor, cambio ruim, ja tive prejuizo com a falta de freio devido problema de fabrica, pedal de acelerador não responde. Ja fui fazer varias reclamações sobre isso tudo mas quase sem respostas, meu carro esta com 42mil KM, quando comprei estava com 9mil, faço todas as revisões em dia, mesmo assim os problemas continuam.

  20. marcos says:

    boa tarde sou propietario de um fox 2010 que com 25mil km
    ja me apresentou defeito no motor a volkswagem sabe do defeito
    mas pref
    eriu deixar a bomba com seus clientes e disse que preza
    por seus cliente acho que só para vender

  21. Vanderlei says:

    Se eu tivesse lido este blog antes de comprar meu VW eu não compraria.
    Tenho um Fox 2012/2013 I-motion com 1 ano de uso e 11.000km rodados, segue abaixo os motivos de minha decepção:

    1ª visita na concessionaria: Motor batendo quando frio e para quando esquenta
    resposta: não identificamos nada de anormal no motor do seu carro Sr.

    2ª visita na concessionaria: Lanterna traseira trincando toda e barulho no motor
    resposta: não identificamos nada de anormal no motor do seu carro Sr. e trocaram a lanterna

    3ª vista na concessionária: carro dando pane (falhando) e pra variar barulho no motor
    resposta: trocado o sensor de marcha lenta e… não identificamos nada de anormal no motor do seu carro Sr. (vai ver q eu q to ficando doido)

    4ª visita na concessionaria: primeira revisão e mais uma reclamação do motor
    resposta: fica tranquilo q tá na garantia.

    5ª visita na concessionária: segunda revisão e agora já sem paciência e fazendo ameaças por causa do bendito motor (disse ao gerente que segundo o código de defesa do consumidor, se um produto apresentar defeito por 3 vezes ou passar 30 dias sem solução eu tenho o direito de ter meu dinheiro reembolsado ou outro produto novo e vou usar este direito)
    Resultado: estou há 2 dias sem carro com ele na concessionária, p/ minha salvação tenho moto, vamos ver o que sai de lá.

    Realmente eu comprei um problema e não um carro!!!!!!!!!

  22. DAMIÃO DA CONCEIÇÃO SANTOS says:

    EU COMPREI UM VOYAGE 2010 SUPER CONSERVADO COM TODOS OS CUIDADOS DE CONSERVAÇÃO POSSIVEIS, POIS JA TIVE MAIS DE 40 CARROS DE TODAS AS MARCAS, MAS NOTEI TAMBEM QUE AO LIGAR O CARRO OUVIA SEMPRE UM BARULHO ESTRANHO NA FRENTE DO MOTOR, DEPOIS PARAVA, LOGO PERSEBI QUE O NÍVEL DO ÓLEO BAIXAVA ANTES DO PRAZO ESTIPULADO PELO FABRICANTE. NO DIA 19 DE AGOSTO DE 2013 NUMA VIAGEM CURTA DE 140 KM O CARRO ANDANDO NORMALMENTE COMEÇOU A ACENDER A LUZ DE ÓLEO, ASCENDIA , LOGO APAGAVA. PAREI CARRO OLHEI O NÍVEL DO ÓLEO ESTAVA OK. LIGUEI CARRO A LUZ ESTAVA APAGADA E LOGO ASCENDEU E MESMO EM BAIXA VELOCIDADE ANDANDO NORMAL A 80 KM HR , MESMO PORQUE EU O OBSERVAVA, O CARRO SIMPLESMENTE FUNDIU O MOTOR . É POSSIVEL UM CARRO COM 120MIL KM STANDER FUNDIR? OBS: JA TIVE UM CORCEL l QUE COM 298 MIL KM NÃO HAVIA FUNDIDO. OS CARROS DE HOJE NÃO SÃO COMO OS DE ANTIGAMENTE.

  23. claudia says:

    Sou mais uma vítima da VW, comprei um fox em dezembro de 2011, modelo 2012, agora com 32000 km rodados, começou um barulho no motor , levei ao mecânico e fui informada que meu motor irá travar!!! Que carro é esse gente?

  24. Rogério Mattos says:

    Estou totalmente decepcionado com a Volkswagen , por não divulgar o que realmente foi a causa dos problemas dos motores , EA 111 , pois alem dos motores ,1.0l , também , ocorreu com meu Gol g5 1.6 ,ano 2010/11 , com 45.000 km .
    Eu como Mecânico , achei a causa do surgimento do ruido do motor . Será que na Fabrica está faltando capacidades dos Engenheiros / Técnicos ,que acompanham os testes dos veículos?
    Qualquer mecânico sabe , que um motor “novo”, de qualquer tipo de combustível , “mesmo usando óleo lubrificante (recondicionado) da pior marca”, a durabilidade do motor seria superior
    aquelas que estão sendo divulgadas .
    Agora; como um Engenheiro , pode jogar a culpa no óleo lubrificante , como ????? .
    A minha decepção é maior do que os gastos pagos para o desenvolvimento de um motor pelo Fabricante.

  25. Roni says:

    Estava quase confirmando a compra de um gol power 1.6 10/11 com 55 mil km, carro completo, mas ao saber que o motor já havia sido trocado, fiquei como pé atrás, como pode um carro tão novo pouco rodado e já com o motor trocado, quando tempo agora esse motor iria durar mais uns 15 a 30 mil km, será que esses motores são descartáveis, por isso que desisti dessa compra e acabei comprando um fiat punto essence 1.6 com 34.000 km e o motor funciona como um reloginho, é uma pena que a Volkwagem perdeu o respeito pelos seus consumidores, volta o motor A.P para o novo gol geração 7 que aí quem sabe eles voltam com tudo…

    • Anderson says:

      Pois é Roni, você fez uma boa escolha, infelizmente a VW fez uma %%%%% muito grande com este motor (EA 111), e o problema não foi o óleo não. Os carros são os olhos da cara para que corramos um grande risco de ter o motor danificado, mesmo sem ser em uso severo. Agora com o novo motor EA 211, veremos o que será. Obs: o carro está mais caro ainda! R$55.000

  26. Jorge Luiz de Freitas Correa says:

    Bom dia!,
    Meu nome é Jorge Luiz de F. Correa, tenho um Fox 2009/2010 e agora a partir de 65.000 KM rodados ele começou a fazer um barulho muito estranho e baixando muito nível de óleo com pouca quilometragem que rodo, será o que esta ocorrendo levei ao mecânico e nada resolveu poderia me dar alguma orientação referente a este problema, às vezes percebo que ele esquenta muito em velocidade de 80KM.
    pode me ajudar?

    Obrigado

    • Anderson says:

      Caro Jorge, se está baixado o nível de óleo e não tem vazamentos provavelmente o seu motor já está comprometido. Prepare o seu bolso pois terá que gastar dinheiro, entre R$ 1.500 e R$ 3.000 para fazer a retifica e trocar algumas peças do motor. Dê atenção especial para a bomba de óleo, peça para o seu mecânico checar a pressão e se está tudo ok. Já li varios relatos que a bomba de óleo dos VW desta época apresentaram problemas, levando a falta de lubrificação correta, danificando o motor.
      Se voce usar um óleo mais viscoso so vai diminuir os ruídos e postergar o inevitável que é a manutenção corretiva deste motor.

      Atte.
      Anderson Lima.

    • Roni says:

      Olá Jorge, primeiro quero dar os parabéns, pois vc conseguiu andar 65.000 KM, tenho um amigo que tirou um gol 2010 zero km e já apresentou problemas de ruídos no motor com 11.000 km, então até que vc conseguiu fazer uma boa kilometragem para esse motor que apresentou e tem apresentado tantos problemas com sua durabilidade..

  27. clecio says:

    O meu crossfox está com o mesmo problema acho que sobrou pra mim

  28. Alessandro Gavirati says:

    Eu tenho um fox 2012 e fiz todas as trocas conforme especificada no manual do carro mas agora está apresentou problemas nos tuchos fazendo barulho

  29. jefferson de freitas seren says:

    tenho um gol g5 1.0 2011 mod 2012 com 36.000 e começou a bater mancal tbm e agora volks só digo uma coisa volksvagem nunca mais. e até hj só tive carro da volks me decepcionaram.

  30. claudio xavier says:

    comprei um gol power 1.6 2009 a um ano atrais, cara nunca penssei que fosse tao rui, tem poblema com a injeçao, chiu no motor , motor grila, eu sempre tive gol com motor ap 1.6 , por que esses babacas nao montarao esse g5 com o motor AP, mexer no time que esta ganhando pra que, tem engenheiros que gosta de poblemas e por no rabo do cosumidor tambem,.

    • Roni says:

      Eu quase fechei negócio na compra de um gol power 1.6 2011 também, porém o vendedor contou que o motor dele já havia sido trocado, então um carro tão novo já com o motor trocado, desisti da compra e hoje jez 13 meses que estou com o fiat punto essence 1.6, e nesse período não tive problema nenhum, o motor é excelente, tive apenas que trocar a bateria o mês passado e já rodei mais de 20.000 km com ele, só alegria.

  31. claudio xavier says:

    tecnologia o caray o consumo de combustivel do motor a111 e igual do motor AP, esse A111 fizerao com lixo reciclavel, esse nao e motor e lixo, motor pra mi so existiu um AP.

  32. daniel says:

    Tenho um gol g5 2010 ele esta me dando tanto aborrecimento que tem hora que me da vontade de tacar fogo nele.bate tucho;pedal do freio fica duro quando eu ligo o ar condicionado e quando o carro esta em macha lenta a luz epc acende a toda hora já não aguento mais e o pior carro que já tive em toda minha vida.

  33. Alessandro says:

    Tenho um voyage 1.6 2009 com 65.000 km, agora começou barulho no motor, fui no mecânico está batendo a parte de baixo, precisarei fazer retífica do motor. Estou muito decepcionado com a volksvagem. Fazer motor com 65000 km não tem explicação.

Deixe um comentário

