O que significa Opala?

chevrolet-opala-ss_1280

A estreia foi em grande estilo no aclamado Salão do Automóvel de São Paulo de 1968. A responsabilidade era grande. Se tratava do primeiro carro da General Motors (GM) fabricado aqui, apesar da empresa americana estar instalada há décadas no Brasil. A marca não poupou esforços. Até grandes personalidades como Jair Rodrigues, Tonia Carreiro e Rivelino, fizeram propaganda do carro.

O nome escolhido para o primeiro GM brasileiro foi: Opala. Sua carroceria veio dos modelos alemães da Opel Rekord e Commodore. Já a mecânica foi extraida do Impala. A dúvida, na época, era se essa união seria estável. E foi, como ficou provado nos 23 anos e 5 meses de produção do Opala no Brasil. Um verdadeiro sucesso de vendas.

Ao longo de toda a sua vida o Opala usou apenas dois tipos de motores, um 4 cilindros e outro 6 cilindros, ambos de origem americana. Em 1970 foi lançado o Opala SS, versão esportiva do modelo, que inaugurou o famoso motor 4.1. Foi com ele que se tornou o carro mais rápido do Brasil, na época.

Mas chega de história, vamos ao nome do carro. A versão mais aceita é que o nome do carro veio da origem da palavra Opala, que dá nome a uma pedra preciosa que é incolor quando extraída do solo, mas que ganha cores múltiplas quando entra em contato com a luz. Nada melhor para designar o surgimento do primeiro carro da GM no país.

Porém, há quem diga que o nome é uma união de Opel, que forneceu a carroceria do carro com Impala, modelo americano que emprestou o motor para o surgimento do Opala. Qual das duas versões você prefere?

About these ads

5 Responses to O que significa Opala?

  1. Gordo disse:

    A segunda versão parece melhor. A primeira de pedra preciosa é meio gay.

  2. verdadeiro disse:

    hoje em dia vese mtos carros novos algums fazem lembrar carrinhas funerais outros tbm sem pinta nenhuma.. este tipo de carros a antiga taem um senario muito misterioso muito senario taems exte vaiculo e uma paixao minha….

  3. James A Nascimento disse:

    eu prefiro a primeira vesão a pedra dis o quanto o OPALA brilhou e brilha fusão de nome de fora não simula a nossa estoria.

  4. Ben Tennyson disse:

    O opala é um verdadeiro carrão uma nave espacial, a diferença é que o opala não sai voando pelo espaço cideral, mas à propósito eu prefiro a segunda opção pois lembra a importância dos outros carros somente em um carro, mas também é legal o negócio das pedras preciosas, e para alguns a primeira opção não é de gay. Carro tem opção sexual?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.141 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: